PAUTA ATPC – 24/FEV/2016
Peter
Drucker Peter
Drucker foi escritor, professor e consultor
administrativo de origem austríaca, considerado como o pai da administração moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenômeno
dos efeitos da globalização na economia em geral e
em particular nas organizações - subentendendo-se a administração moderna como a ciência que trata sobre pessoas nas organizações.
1 Sensibilização
Vídeo:
Orientações Elaboração Plano de Ensino
·
Dimensão
legal - Artigo 13, LDB 9396/96
·
Resolução
Nº 4, de 13 de julho de 2010
o
Artigo
47 §
4
§ Define Diretrizes Curriculares Nacionais
Gerais para Educação Básica
Grêmio Estudantil
ü Divulgação de calendário para
organização do processo eleitoral
4 Início da elaboração do Plano de Ensino
ü Disponibilizada SAI para utilização
dos professores
Os
planos deverão ser seguir a seguinte formatação
ü Margem superior 3 cm
ü Alinhamento - Justificado
ü Fonte Arial – Tamanho 12
ü Espaçamento duplo
ü Os títulos deverão estar em negrito –
tamanho 14 - centralizado
ü A capa deverá conter a identificação
ANEXOS:
RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010
Define Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica
Seção I Avaliação da aprendizagem Art. 47.
A avaliação da aprendizagem
baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida
em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica
avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar,
transformando a mudança em ato, acima de tudo, político.
§ 1º A validade da avaliação, na sua função
diagnóstica, liga-se à aprendizagem, possibilitando o aprendiz a recriar,
refazer o que aprendeu, criar, propor e, nesse contexto, aponta para uma
avaliação global, que vai além do aspecto quantitativo, porque identifica o
desenvolvimento da autonomia do estudante, que é indissociavelmente ético,
social, intelectual.
§ 2º Em nível operacional, a
avaliação da aprendizagem tem, como referência, o conjunto de conhecimentos,
habilidades, atitudes, valores e emoções que os sujeitos do processo educativo
projetam para si de modo integrado e articulado com aqueles princípios
definidos para a Educação Básica, redimensionados para cada uma de suas etapas,
bem assim no projeto político-pedagógico da escola.
§ 3º A avaliação na Educação
Infantil é realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da
criança, sem o objetivo de promoção, mesmo em se tratando de acesso ao Ensino
Fundamental.
§ 4º A avaliação da
aprendizagem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, de caráter formativo predominando
sobre o quantitativo e classificatório, adota uma estratégia de progresso
individual e contínuo que favorece o crescimento do educando, preservando a
qualidade necessária para a sua formação escolar, sendo organizada de acordo
com regras comuns a essas duas etapas.