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sábado, 18 de fevereiro de 2017

Modelo de Ata

ATA

O QUE É?
Ata é um documento usado para relatar todas os acontecimentos, discussões, propostas, votações e decisões ocorridas numa sessão, reunião, assembléia, congresso, evento, etc...

COMO FAZER?
v  A ata deve ser redigida em linguagem corrente, sem parágrafos, a fim de impedir a introdução de modificações e alterações indevidas;
v  Não deve apresentar rasuras nem emendas;
v  Nos casos de erro ou esquecimento de algo importante no momento em que você estiver escrevendo-a, basta escrever a palavra digo seguida da forma correta;
            Ex: ....e foram traídos, digo, trazidos para a assembléia....
v  Quando as falhas e erros só forem percebidas após a redação da ata, você deve utilizar a expressão em tempo, seguida da correção;
            Ex: Em tempo: na décima sétima linha desta ata, onde lê-se “foram escolhidos os  representantes”, leia-se “foram escolhidos 2 (dois) representantes”.
v  É melhor que os números sejam escritos por extenso em parênteses, para que não ocorram dúvidas ou falsificações;
           Ex: sortearam-se 3 (três) vagas no curso de capacitação.
v  No caso de importância em dinheiro, é necessário escrever assim:
          Ex: R$ 13.500,00 (treze mil e quinhentos reais)
v  Não devemos usar abreviaturas;
          Ex: SSA. para dizer Salvador.
v  Quando se tratar de reuniões ou assembléias previstas em estatutos e regulamentos, a ata será lavrada (escrita) em livro próprio, com as páginas do livro enumeradas e autenticadas pelo responsável;
v  Usamos letras maiúsculas para escrever as iniciais das seguintes palavras e expressões: Assembléia Geral Ordinária, Assembléia Geral Extraordinária, Reunião da Diretoria, Reunião do Conselho, Presidente, Mesa, Livro de Presença, Edital;
v  Quando o responsável por escrever a ata não encontra-se na reunião ou assembléia, os participantes da sessão escolhem entre os presentes, pessoas que escreverão a ata;
  
A redação da ata obedece a seguinte seqüência:
a)     Dia, mês, ano, hora e local da reunião ou evento;
b)    Nomeação das pessoas presentes, com suas qualificações e cargos; (no caso da ata ATPC, pode ser substituído por "professores que participam nesse horário de formação"
c)     Referência ao modo utilizado para a convocação da reunião ou assembléia (se foi edital, aviso, comunicado, carta);
d)    Fecho, contendo os seguintes dizeres:
Ex: Nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, (ESCREVER O NOME)  que a redigiu e lavrou, pelo (NOME PESSOA QUE PRESIDIU A REUNIÃO)         que dirigiu os trabalhos e pelos que estiveram presentes na qualidade de participantes da Sessão (reunião, assembléia, etc).
h)     As assinaturas devem ser colocadas logo após a última palavra do texto, para não deixar espaço livre.



MODELO  ATA DE REUNIÃO DE FORMAÇÃO

Aos ............ dias do mês de ............ de .........., às ........... horas, na sala de informática desta Unidade Escolar a 

Professora Coordenadora .................. (DIRETOR, VICE E SUPERVISOR SE HOUVER) e os professores que

 fazem parte desse horário de formação reuniram-se para tratar dos assuntos conforme segue: A coordenadora 

iniciou informando...................................................Em nada mais havendo a declarar, estando todos de acordo

 com as colocações expostas, encerro esta ata que segue assinada por mim ................................. que a 

subscrevi, bem como pelos demais presentes.



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