Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

ATPC 23/02/18

Pauta - Aprendizagem Significativa

                                   

                                             Professor Coordenador Mônica Salti  

ü  Contextualização Biográfica Ludwig Van Beethoven (anexo 1)
ü  Exibição vídeo (anexo 2)
“Aprendizagem Significativa” 
(Trecho retirado do Filme original intitulado Copying Beethoven)
o   Reflexão Compartilhada ”Um conjunto de atitudes compõe o que chamamos de respeito e confiança mútuos, E é a partir deste contexto acolhedor, que se dá a aprendizagem significativa".
REFLEXÕES
  1. Retribuição Professor x Aluno
  2. Garantir ao aluno autonomia progressiva
  3. A partir da relação de respeito e confiança que ocorre a aprendizagem significativa
  4. Ápice - Quando o aluno busca de forma independente se aprofundar no conteúdo
  5. Manter o aluno motivado mostrando os resultados obtidos

PROVOCAÇÕES
1. Que tipo de professor eu sou? 
2. Sou o resultado de quais experiências? Elas foram agradáveis ou não?
3. Quais estratégias preservou em seu ensinar? Quais aboliu por discordar? Quais substituiu e o que o motivou a isso? Quais Pai alcoólatra que ao perceber o talento incomum para música encaminhou-o para carreira de forma desastrosa obrigando-o a estudar horas e horas por dia, batendo e com aspectos de verdadeira tortura. Abandonou a escola aos onze anos e aos treze assumiu a chefia da família. Era introspectivo, tímido e melancólico, vivia imerso em devaneios e divagações. Foi encaminhado para estudar com Mozart que apesar de perceber seu talento não lhe deu atenção devida.  Aos vinte e seis anos sofreu uma congestão no centro auditivo que o levou a uma surdez que somente assumiu aos trinta e seis anos. Em uma carta testamento escrita aos irmãos, que nunca foi entregue fala sobre a tragédia da surdes e sua arte, tendo inclusive cogitado o suicídio. O que o fez mudar de ideia segundo suas palavras "Foi a arte e apenas ela que me reteve. Ah, parecia-me impossível deixar o mundo antes de ter dado tudo o que ainda germinava em mim".Quando pretendia compor sua 10ª sinfonia ficou gravemente doente, com pneumonia, cirrose e infecção intestinal vindo a falecer aos cinquenta e sete anos de idade, tendo composto no final da vida um Hino de Ação de Graças.? 
4. Que docente você é hoje? 
5. É tempo de deixar para trás modelos que nos prendem e seguir adiante ressignificando nossas práticas? Como?

Anexo 1. 
Pai alcoólatra que ao perceber o talento incomum para música encaminhou-o para carreira de forma desastrosa obrigando-o a estudar horas e horas por dia, batendo e com aspectos de verdadeira tortura. Abandonou a escola aos onze anos e aos treze assumiu a chefia da família. Era introspectivo, tímido e melancólico, vivia imerso em devaneios e divagações. Foi encaminhado para estudar com Mozart que apesar de perceber seu talento não lhe deu atenção devida.  Aos vinte e seis anos sofreu uma congestão no centro auditivo que o levou a uma surdez que somente assumiu aos trinta e seis anos. Em uma carta testamento escrita aos irmãos, que nunca foi entregue fala sobre a tragédia da surdes e sua arte, tendo inclusive cogitado o suicídio. O que o fez mudar de ideia segundo suas palavras "Foi a arte e apenas ela que me reteve. Ah, parecia-me impossível deixar o mundo antes de ter dado tudo o que ainda germinava em mim".Quando pretendia compor sua 10ª sinfonia ficou gravemente doente, com pneumonia, cirrose e infecção intestinal vindo a falecer aos cinquenta e sete anos de idade, tendo composto no final da vida um Hino de Ação de Graças.

Anexo 2


ü  Direcionamento Projetos EJA


ATPC - 21/02/18

Professor Coordenador: Mônica Salti

ü  Vídeo “Atividade Pedagógica”
o   Importância do planejamento/tempo/perfil

ü  Valorização do professor
o   Cartões mensagens incentivo
ü  Orientações V CNIJMA
o   Vídeo “Passo a passo”
ü  Reflexão Compartilhada “Avaliação Externa”

o   Vídeo – Desenho Animado Os Simpsons
 (Como o teste foi vencido)
o   Retomada
§  Visão dos pais em relação responsabilidade governo/escola/professor
§  Exclusão alunos com dificuldades de aprendizagem ou NEE
§  Estilo de preparo para avaliação (memorização)
§  Valorização saberes do aluno
§  Pressão psicológica em momentos de avaliação
§  Aprendizagem contextualizada com significado para o aluno







Acolhimento e Contrato Didático


Professora: Valdilena Santana de Castro Costa
6º Ano

Objetivo: acolhimento e construção coletiva do acordo pedagógico, ou regras de boa convivência.

Procedimento:
Primeiro foi realizada u ma dinâmica do Posso/ Não Posso, onde cada aluno dividiu com um risco a folha na forma paisagem ao meio e desenhou de um lado o que posso fazer na escola e do outro o que não posso fazer na escola. Em seguida foi exposto na lousa e feitos comentários sobre o que cada um colocou. Depois a sala foi dividida em grupos de livre escolha e baseado na dinâmica anterior e unindo "as cabeças" os alunos construíram juntos 7 regras para a boa convivência em sala de aula.
O professor ficou responsável por compilar essas regras e repassar pra eles copiarem em seus cadernos e todos tentarmos realizar essa boa convivência.





















 

Blogger news