Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

ATPC 23/02/18

Pauta - Aprendizagem Significativa

                                   

                                             Professor Coordenador Mônica Salti  

ü  Contextualização Biográfica Ludwig Van Beethoven (anexo 1)
ü  Exibição vídeo (anexo 2)
“Aprendizagem Significativa” 
(Trecho retirado do Filme original intitulado Copying Beethoven)
o   Reflexão Compartilhada ”Um conjunto de atitudes compõe o que chamamos de respeito e confiança mútuos, E é a partir deste contexto acolhedor, que se dá a aprendizagem significativa".
REFLEXÕES
  1. Retribuição Professor x Aluno
  2. Garantir ao aluno autonomia progressiva
  3. A partir da relação de respeito e confiança que ocorre a aprendizagem significativa
  4. Ápice - Quando o aluno busca de forma independente se aprofundar no conteúdo
  5. Manter o aluno motivado mostrando os resultados obtidos

PROVOCAÇÕES
1. Que tipo de professor eu sou? 
2. Sou o resultado de quais experiências? Elas foram agradáveis ou não?
3. Quais estratégias preservou em seu ensinar? Quais aboliu por discordar? Quais substituiu e o que o motivou a isso? Quais Pai alcoólatra que ao perceber o talento incomum para música encaminhou-o para carreira de forma desastrosa obrigando-o a estudar horas e horas por dia, batendo e com aspectos de verdadeira tortura. Abandonou a escola aos onze anos e aos treze assumiu a chefia da família. Era introspectivo, tímido e melancólico, vivia imerso em devaneios e divagações. Foi encaminhado para estudar com Mozart que apesar de perceber seu talento não lhe deu atenção devida.  Aos vinte e seis anos sofreu uma congestão no centro auditivo que o levou a uma surdez que somente assumiu aos trinta e seis anos. Em uma carta testamento escrita aos irmãos, que nunca foi entregue fala sobre a tragédia da surdes e sua arte, tendo inclusive cogitado o suicídio. O que o fez mudar de ideia segundo suas palavras "Foi a arte e apenas ela que me reteve. Ah, parecia-me impossível deixar o mundo antes de ter dado tudo o que ainda germinava em mim".Quando pretendia compor sua 10ª sinfonia ficou gravemente doente, com pneumonia, cirrose e infecção intestinal vindo a falecer aos cinquenta e sete anos de idade, tendo composto no final da vida um Hino de Ação de Graças.? 
4. Que docente você é hoje? 
5. É tempo de deixar para trás modelos que nos prendem e seguir adiante ressignificando nossas práticas? Como?

Anexo 1. 
Pai alcoólatra que ao perceber o talento incomum para música encaminhou-o para carreira de forma desastrosa obrigando-o a estudar horas e horas por dia, batendo e com aspectos de verdadeira tortura. Abandonou a escola aos onze anos e aos treze assumiu a chefia da família. Era introspectivo, tímido e melancólico, vivia imerso em devaneios e divagações. Foi encaminhado para estudar com Mozart que apesar de perceber seu talento não lhe deu atenção devida.  Aos vinte e seis anos sofreu uma congestão no centro auditivo que o levou a uma surdez que somente assumiu aos trinta e seis anos. Em uma carta testamento escrita aos irmãos, que nunca foi entregue fala sobre a tragédia da surdes e sua arte, tendo inclusive cogitado o suicídio. O que o fez mudar de ideia segundo suas palavras "Foi a arte e apenas ela que me reteve. Ah, parecia-me impossível deixar o mundo antes de ter dado tudo o que ainda germinava em mim".Quando pretendia compor sua 10ª sinfonia ficou gravemente doente, com pneumonia, cirrose e infecção intestinal vindo a falecer aos cinquenta e sete anos de idade, tendo composto no final da vida um Hino de Ação de Graças.

Anexo 2


ü  Direcionamento Projetos EJA


0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news