Pauta - Aprendizagem Significativa
Professor Coordenador Mônica Salti
ü
Contextualização
Biográfica Ludwig Van Beethoven (anexo 1)
ü
Exibição
vídeo (anexo 2)
“Aprendizagem Significativa”
(Trecho retirado do Filme original
intitulado Copying Beethoven)
o
Reflexão
Compartilhada ”Um conjunto de atitudes
compõe o que chamamos de respeito e confiança mútuos, E é a partir deste
contexto acolhedor, que se dá a aprendizagem significativa".
REFLEXÕES
- Retribuição Professor x Aluno
- Garantir ao aluno autonomia progressiva
- A partir da relação de respeito e confiança que ocorre a aprendizagem significativa
- Ápice - Quando o aluno busca de forma independente se aprofundar no conteúdo
- Manter o aluno motivado mostrando os resultados obtidos
PROVOCAÇÕES
1. Que tipo de professor eu sou?
2. Sou o resultado de quais
experiências? Elas foram agradáveis ou não?
3. Quais estratégias preservou em seu
ensinar? Quais aboliu por discordar? Quais substituiu e o que o motivou a isso?
Quais Pai alcoólatra que ao perceber o talento incomum para música encaminhou-o para carreira de forma desastrosa obrigando-o a estudar horas e horas por dia, batendo e com aspectos de verdadeira tortura. Abandonou a escola aos onze anos e aos treze assumiu a chefia da família. Era introspectivo, tímido e melancólico, vivia imerso em devaneios e divagações. Foi encaminhado para estudar com Mozart que apesar de perceber seu talento não lhe deu atenção devida. Aos vinte e seis anos sofreu uma congestão no centro auditivo que o levou a uma surdez que somente assumiu aos trinta e seis anos. Em uma carta testamento escrita aos irmãos, que nunca foi entregue fala sobre a tragédia da surdes e sua arte, tendo inclusive cogitado o suicídio. O que o fez mudar de ideia segundo suas palavras "Foi a arte e apenas ela que me reteve. Ah, parecia-me impossível deixar o mundo antes de ter dado tudo o que ainda germinava em mim".Quando pretendia compor sua 10ª sinfonia ficou gravemente doente, com pneumonia, cirrose e infecção intestinal vindo a falecer aos cinquenta e sete anos de idade, tendo composto no final da vida um Hino de Ação de Graças.?
4. Que docente você é hoje?
5. É tempo de deixar para trás modelos
que nos prendem e seguir adiante ressignificando nossas práticas? Como?
Anexo 1.
Pai alcoólatra que ao perceber o talento incomum para música encaminhou-o para carreira de forma desastrosa obrigando-o a estudar horas e horas por dia, batendo e com aspectos de verdadeira tortura. Abandonou a escola aos onze anos e aos treze assumiu a chefia da família. Era introspectivo, tímido e melancólico, vivia imerso em devaneios e divagações. Foi encaminhado para estudar com Mozart que apesar de perceber seu talento não lhe deu atenção devida. Aos vinte e seis anos sofreu uma congestão no centro auditivo que o levou a uma surdez que somente assumiu aos trinta e seis anos. Em uma carta testamento escrita aos irmãos, que nunca foi entregue fala sobre a tragédia da surdes e sua arte, tendo inclusive cogitado o suicídio. O que o fez mudar de ideia segundo suas palavras "Foi a arte e apenas ela que me reteve. Ah, parecia-me impossível deixar o mundo antes de ter dado tudo o que ainda germinava em mim".Quando pretendia compor sua 10ª sinfonia ficou gravemente doente, com pneumonia, cirrose e infecção intestinal vindo a falecer aos cinquenta e sete anos de idade, tendo composto no final da vida um Hino de Ação de Graças.
Anexo 2
ü
Direcionamento Projetos EJA
0 comentários:
Postar um comentário