"Não adianta tentar ser
indiferente.
Sem água, sono,comida e
RECIPROCIDADE, não se vive".
Jamayka
Tema: Combate ao desperdício de alimentos.
Desenvolvido sob orientação da professora Mônica Salti
Séries:7º ano A
Elaboração de cartazes fazendo uso da leitura verbal e não verbal.
8ª série AProdução de textos argumentativos e crônicas.Produção do Sétimo Ano A
Beatriz Monte
Kawane Ferreira |
Izabella Spanholi |
Mikaele da Silva |
Kawany Priscila |
Isabela Helena |
Letícia Vitória |
Suellen Laysa |
Olívia Miranda |
Victória Marcella |
Leonardo Sardinha Santana |
Produção de textos Oitava série A
O desperdício, um ato egoísta
Ariadne Vitória
Um assunto bem reflexivo desde sempre é a fome e o desperdício abrangente no mundo.
Quando a temática é a pobreza, fome, miséria, em geral, o descuido social, nos voltamos para a África (Continente Africano). Mas para quê ir tão longe se os problemas estão bem mais próximos a nós?
Hoje em dia, aproximadamente vinte e cinco mil pessoas morrem de fome no mundo. Com certeza esse número seria reduzido ou combatido se houvesse uma preocupação maior com o ser humano. Do meu ponto de vista, o maior causador da fome é o egoismo. Alguns pensam que pelo desperdício existir, pode suprir as necessidades alheias, mas o sujeito que pensa desse jeito nunca dá o que tem de melhor, então nos coloquemos no lugar do necessitado, ele não gostaria de ganhar o pior, logo temos que ter amor ao próximo.
O melhor jeito de combater esse desperdício é ter a consciência de que o bom para você, pode ser ótimo para outra alguns, e o que muitas vezes é considerado descartável pode ser reaproveitado. Se cada um fizer sua parte, aprenderemos a conviver como cidadãos de bem.
Muito para uns, para outros nem tanto
Ana Carolina
Brasil, o país da prosperidade, da abundância, da felicidade, o país da "igualdade", ou não. Pessoas morrem, pessoas sofrem, pessoas que na verdade não são pessoas por serem tratadas como o mais insignificante animal que possa existir.
Um desperdício desnecessário que para muitos as consequências chegam a ser tenebrosa. A população que só pensa em benefício próprio, deixando assim seu semelhante sofrer. Seriam tais pessoas dignas de tanta prosperidade, abundância financeira ou alimentícia? Se importassem um pouco mais que fosse com o outro as condições de alguns que passam necessidades poderia melhorar consideravelmente.
Segundo pesquisas vinte e cinco mil pessoas morrem de fome todos os dias, resultado gerado por falta de humanidade. A vida, um bem tão precioso, o mais precioso, sendo tirada por um ato de egoismo.
Precisamos urgentemente fazer a diferença na vida das pessoas, daqueles a quem um pedaço de pão já é o suficiente para uma gratidão sem limites. Acredito que a alegria ao receber um sorriso de alguém que não tem absolutamente nada já seria uma enorme recompensa.
O mundo hoje é daqueles que tem dinheiro, fama, uma casa boa, um calçado de marca, mas a verdadeira felicidade não se encontra em tais coisas, é possível encontrá-la em um sorriso de agradecimento.
O desperdício e a fome
Valéria Gonçalves
Por que tem tanta gente passando fome no mundo? Por que a cada dia aumenta mais o número de alimentos sendo desperdiçados? Por que por dia morrem mais de vinte e cinco mil pessoas? Por que a merenda escolar sobra tanto e é descartada, enquanto tanta gente chora de fome? Onde isso vai parar?
O inciso IX, do artigo 7º, da lei 8.137/90 do código de defesa do consumidor, diz que "Constitui crime contra as relações de consumo:... "vender, ter em depósito para vender ou expor à venda, ou de qualquer forma entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo" , levando em conta essa lei, muita gente acaba jogando no lixo alimentos considerados bons, que não foi consumido ou vendido, mas não podem matar a fome de pessoas ou animais.
A merenda escolar que sobra não pode ser reaproveitada, segundo a lei, devendo ser descartada. Esse alimento poderia ser doado, após ser passada por um processo de vistoria para descartar qualquer possibilidade de contaminação e suprir a necessidade de muitas pessoas.
Se todos tiverem a consciência de que enquanto desperdiçarmos a comida em nossa casa, muitos só tem acesso ao alimento do lixão, que na maioria das vezes estão estragados talvez a situação pudesse ser amenizada.
Tenhamos consciência da necessidade em evitar o desperdício, da necessidade em economizar, reutilizar e reciclar para diminuir o a desigualdade em nosso país.
Diga não ao desperdício
Glória Monteiro
Muito se fala hoje sobre o porquê das pessoas desperdiçarem alimentos. Alguns dizem que o desperdício é decorrente de um governo desestabilizado, sem nenhuma atitude, outros dizem que a culpa é da sociedade insana.
No mundo, a quantidade de pessoas que morrem diariamente de fome é descomunal, e mesmo cientes disso muita coisa boa é jogada fora constantemente. Uma possível solução para redução desse número seria a criação de ONGs e Associações que distribuíssem alimentos aos necessitados.
Penso que a fome é gerada por falta de amor e preocupação com nosso próximo. Cada um deve fazer a sua parte e a nossa no momento e evitar o desperdício.
Educação vem desde a infância
Mayra Emilly
O que somos? Pessoas? Boas ou ruins? Solidárias ou não? Tratamos os outros da mesma forma que queremos ser tratados? Ao que tudo indica não! Somos pessoas boas? Talvez. Ruins? Quase sempre!
Pelo que se observa alguns de nós, ou a maioria, não se importa com o seu semelhante, um dos atos que comprova isso é o desperdício.
Existem pessoas que vive em um "conto de fadas", tem alimentos na dispensa, tem dinheiro para comprar o que quiserem até mesmo sem precisar. Elas não sofrem quando um filho pede comida, pois tem para dar, e acredite, quem não tem sofre, pois isso dói e muito.
Penso que o desperdício vem da educação que a criança recebe desde a infância, os pais tem a obrigação de ensinar que alimento não é qualquer coisa para simplesmente ser jogado fora quando não se quer mais. Devem explicar para os filhos que existem pessoas no mundo que dariam tudo para ter um simples pedaço de pão e que aquele alimento é precioso.
Devemos nos conscientizar, parar de pensar em nós mesmos e pensar nas pessoas que realmente necessitam, agir de forma consciente em todos nossos atos e mover ações sociais em prol do combate ao desperdício de alimentos e a fome.
0 comentários:
Postar um comentário