Professora: Caroline Paula Jorge de Oliveira
Ano: 9º
Projeto "Juntos na Prevenção - Polemizar é preciso"
Justificativa: Devido ao elevado número de casos de alunos
envolvidos em ocorrências na escola, provenientes de Bullying, observou -se a
necessidade de intervir pedagogicamente em sala de aula e de maneira efetiva,
afim de minimizar este quadro de desrespeito mútuo que se instalou nesta
unidade de ensino.
Metodologia:
1º Passo: Pesquisar com os alunos temas considerados
proibidos em casa ou que sejam de grande curiosidade entre eles, consecutivamente “assuntos polêmicos” em nossa sociedade.
2º Passo: Organizar os temas propostos de acordo com o
perfil de cada uma das salas, avaliando a complexidade do assunto e considerando
também a sugestão dada por cada turma.
3º Passo: Dividir os grupos de trabalho com um número
suficiente de alunos para as duas etapas solicitadas ao tema: Trabalho escrito e Apresentação, de modo que garanta a
eficiência da pesquisa, compilação e argumentação no trabalho escrito, montagem
de quadro de imagens ou slides, eventuais apresentações teatrais, organizações
de debates ou outros que propiciem um melhor entendimento do assunto tratado.
4º Passo: Trabalhar um tema polêmico, incentivando o debate
de opiniões, bem como diferentes posicionamentos, pesquisa complementar sobre o
tema e principalmente o saber ouvir e argumentar sem ultrapassar os limites do
respeito e da educação.
5º Passo: Reunir os grupos monitorando o desenvolvimento de
suas ações, identificar o material e a procedência das pesquisas e orientar
para que se alinhem para obtenção do resultado esperado.
6º Passo: Disponibilizar um espaço para ensaio e teste de
material multimídia, para garantir o bom êxito no momento da apresentação do
grupo.
7º Passo: Recebimento dos trabalhos escritos e Apresentação
do produto final de c ada tema.
8º Passo: Análise das apresentações ao final de cada período, colocando seus pontos positivos e bem sucedidos e apontando o que não estava satisfatório para eventuais adaptações e correções.
9º Passo: Correção do trabalho escrito e devolutiva do desempenho alcançado.
10º Passo: Organizar os grupos de acordo com a proximidade/ ligação entre os temas, alinhar e promover apresentações conjuntas, independente de turma/ sala, para os demais alunos da escola.
0 comentários:
Postar um comentário