Professor: Anisio José de Campos
Série: EJA (Fundamental e Médio)
Aula prática: Microscopia
COMPROVAÇÃO DA TEORIA CELULAR DE MATHIAS SCHLEIDEN E THEODOR SCHAWANN
(1838-1839)
O objetivo da prática é observar a constituição da célula vegetal (cebola)
e animal (mucosa bucal), ao microscópio e identificar as diferentes estruturas
celulares da célula vegetal; as reações que ocorreram com o corante azul de
metileno.
Introdução
O século XIX, munidos das conclusões de seus antecessores, vários
biologistas voltaram os interesses para a elaboração da chamada teoria celular.
Nos anos de 1838 e 1839, dois cientistas alemães, o botânico Mathias Schleiden
e o zoólogo Theodor Schawnn, estabeleceram definitivamente a teoria celular, a
qual faz uma das grandes generalizações em Biologia, afirmando o seguinte:
”Todos os seres vivos são formados por células”.
A teoria celular, foi uma das mais importantes generalizações da
história da biologia. Ficou claro que, apesar das diferenças quanto à forma e
função, todos os seres vivos têm em comum o fato de serem formados por células.
Portanto, para a plena compreensão do fenômeno da vida, é preciso conhecer as
células.
Descrição da prática
A pratica foi desenvolvida em sala na Escola Professora Maria Isabel dos
Santos Mello, envolvendo professor, alunos e membros da equipe gestora que
participam das atividades curriculares.
Metodologia utilizada na prática
Material Utilizado
ü Microscópio óptico comum
ü Lâminas de vidro
ü Lamínulas
ü Cebola
ü Raspado de mucosa bucal
ü Corante de azul de metileno
ü Lâmina de barbear
Procedimento – Célula Vegetal
Com a lâmina de barbear tirou-se um pedaço da cebola e dela tira-se a
película externa. Coloca-se na lâmina, acrescenta o corante azul de metileno e
a lamínula por cima.
Leva-se ao microscópio sendo possível observar com aumento de 100 x.
Procedimento – Célula Vegetal
Com uma lâmina de vidro raspa-se a mucosa bucal e coloca o material
retirado na lâmina de vidro. Coloca-se o corante azul de metileno e a lamínula
por cima.
Observa-se no microscópio com um aumento de 400 x.
Resultados
O resultado dessa prática tem se mostrado muito satisfatório. Abordar o
conteúdo curricular utilizando experiências concretas auxilia na aprendizagem,
sobretudo do perfil EJA. O contato com os materiais e a possibilidade de
interação são fatores essências para construção do conhecimento.
Considerações Finais
Com a prática foi possível comprovar a teoria celular que tem como
enunciado “todo ser vivo, seja ele vegetal ou animal, é constituído por
célula”.
Referências Bibliográficas
0 comentários:
Postar um comentário